#Verificamos: Foto de ‘Bolsonaro candidato a vereador’ foi feita na sua sétima campanha a deputado federal

1 month ago 38

Catiane Pereira

Circula pelas redes sociais uma foto que mostra o presidente Jair Bolsonaro (PL) andando em uma calçada próximo a um cartaz com o seu sobrenome, que está apoiado no chão. De acordo com a legenda, a imagem mostraria o então candidato a vereador pelo Rio de Janeiro em sua primeira campanha eleitoral, que ocorreu em 1988, caminhando pelas ruas da cidade. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Bolsonaro, então candidato a vereador, fazendo campanha nas ruas do Rio. Entenderam? Esse homem lutou sozinho dentro de um sistema corrupto e marxista por 30 anos. Nunca desistiu. Quem o abandona não o merece”

Texto publicado no Facebook que, até as 14h de 16 de maio de 2022, tinha 242 compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A foto que circula pelas redes sociais foi tirada em 2014 e não tem relação com a candidatura de Jair Bolsonaro ao cargo de vereador em 1988. No Facebook, algumas publicações com a mesma imagem descrevem na legenda que ela foi registrada em 2014, quando o atual presidente estava no seu sexto mandato como deputado federal e concorria pela sétima vez ao cargo. 

Uma busca no Google pelo número “11120”, que aparece na placa, revela que ele foi usado por Flávio Bolsonaro (então no PP) para concorrer ao cargo de deputado estadual no Rio de Janeiro naquele ano. Atualmente, o filho mais velho do presidente é senador.

A imagem que circula pelas redes sociais apresenta ainda um corte que omite informações. Postagens no Facebook que compartilham a imagem sem edição mostram ao fundo a placa de campanha de Jair Bolsonaro em 2014, com o código “1120”. Na época, ele concorria a um novo mandato como deputado federal pelo PP. Bolsonaro e seu filho foram reeleitos naquele ano (veja aqui e aqui).

Esse conteúdo também foi verificado pelo Aos Fatos

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Read Entire Article